quarta-feira, 6 de julho de 2011

Histórico da E.E.B. BOM PASTOR - CHAPECÓ



   Histórico da escola                   

As Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora estavam reunidas pra decidir o nome da nova Escola. Então uma das irmãs percebeu que nesta mesma sala estava a imagem de Jesus com a ovelha e o cajado. Então sugeriu “BOM PASTOR”, porque Jesus é aquele que conduz, pela sua vida de amor, dedicação, carinho, respeito, conhecimento e diálogo seus seguidores. Assim, o Professor, através de sua missão de educar, transmitir, dialogar, também conduz seus alunos para a construção de uma vida com princípios.

A Escola de Educação Básica BOM PASTOR teve a sua origem com a fundação do Grupo Escolar Particular Bom Pastor, em 01 de fevereiro de 1947, da rede particular de ensino e pertencente  a Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora.

Em 1948 foi criado o Curso Normal Regional Bom Pastor, da rede particular de ensino, estadualizado em 1956 com o nome de Curso Normal Regional Medianeira, sendo transformado em Escola Básica em 1971, juntamente com o Grupo Escolar Bom Pastor, oferecendo o ensino de 1o Grau, de 1a à 8a série.      

Em 1955 o Grupo Escolar Particular Bom Pastor foi extinto e em seu lugar foi criado o Grupo Escolar Bom Pastor, mantido pelo Governo do Estado de Santa Catarina e dirigido pelas Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora.
           
Em 1980 extingui-se a Escola Básica Bom Pastor, por ter sido absorvida pelo Colégio Estadual Bom Pastor, passando a ministrar o ensino de 1o e 2o Graus.
  
Em 1984 o Conselho Estadual de Educação autorizou o funcionamento do ensino de 2o Grau na forma e condições da Lei 7044/82. O Colégio ofereceu a  partir deste ano os Cursos de Magistério do Ensino de 1o Grau, de 1a à 4a série e Curso de 2o Grau.
            
Até o ano de 1985 o Colégio foi sempre dirigido por religiosas. A partir de 1986 passou a ser dirigido sempre por professores da Escola.

No ano de 2000, pela Portaria 0017 de 28-03-2000, o Colégio Estadual Bom Pastor passou a denominar-se Escola de Educação Básica Bom Pastor
               
O Projeto Político Pedagógico da Escola de Educação Básica Bom Pastor, em constante construção, mantém o compromisso com a democracia, garantindo a participação de todos os segmentos da Comunidade Escolar no trabalho educativo.
             
NOSSA PROPOSTA PEDAGÓGICA É CONSTRUIR UM CIDADÃO ÉTICO, COMPROMETIDO COM O MEIO AMBIENTE, DEMOCRÁTICO E  CRIATIVO,  COM CAPACIDADE DE ANÁLISE E SUPERAÇÃO, FUNDAMENTADO EM ASPECTOS HISTÓRICOS, CIENTÍFICOS, FILOSÓFICOS E TECNOLÓGICOS.
          

                                                                                                           
               
Que seja capaz de abrir caminho para a ampliação da cidadania, aprimorando seus hábitos, atitudes, melhorando seu comportamento, respeitando as diferenças e assumindo de forma democrática a construção dos valores humanos.
                                


          Esta Escola possui uma trajetória de compromisso e seriedade, contando com profissionais qualificados e engajados no sentido de propiciar um processo ensino aprendizagem de qualidade.
               
               A EEB BOM PASTOR tem importância significativa na vida do município, pois nestas seis décadas vem formando alunos que atuam e/ou interferem na sociedade e na vida das famílias, que de geração em geração, vem abrindo espaço para a aprendizagem e a construção de valores, aprimorando e dando suporte ao progresso da região.                                                                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário